domingo, 16 de junho de 2013

A importância do uso da Plataforma Moodle no ensino da História


                                                 
Os ambientes virtuais de aprendizagem são uma metodologia muito interessante para utilizar na área que leciono. Utilizados como complemento ao ensino presencial, favorecem uma participação mais ativa e autónoma dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. A dinamização de um ambiente virtual de aprendizagem, a par de uma intervenção pedagógica, pressupõe um modelo sócio construtivista onde os alunos tem um papel cada vez mais ativo no processo de ensino e aprendizagem.

Sendo docente numa escola profissional, tenho a grande vantagem de encontrar ao meu dispor todo o tipo de recursos tecnológicos necessários para a apresentação de materiais pedagógicos, sob a forma de textos, áudios e vídeos. Neste sentido, uma metodologia de ensino da História, através da articulação das atividades de sala de aula presencial com as realizadas online é a que mais se adequa à realidade da minha escola. A utilização da plataforma moodle é essencial neste processo, através da utilização de textos e vídeos, como material pedagógico comum a todos os alunos, com o objetivo de os colocar perante um tema-problema, que pode ser debatido e trabalhado de diferentes maneiras e através de um acompanhamento personalizado dos alunos, ajudando-os na realização das suas tarefas, tirando dúvidas e alertando para algumas questões, com o objetivo de incentivar o diálogo e promover uma aprendizagem sistemática. A sensação de independência que adquirem através da utilização desta metodologia é, também ela, um incentivo à dinamização do ensino da História da Cultura e das Artes. A possibilidade de, em qualquer lugar e a qualquer hora poder ler, ouvir ou visualizar um determinado tema e trabalhá-lo, com a segurança de que qualquer dúvida poderá ser colocada através de correio eletrónico ou de fóruns criados para o efeito, faz parte da autonomia no trabalho que deve ser uma constante numa escola profissional. Os alunos terem acesso a computadores pessoais e à Internet facilita a utilização deste método de ensino. No entanto, continuo a considerar de extrema importância o método presencial, assim como José Aberto Lencastre refere na conclusão do capítulo 1 (p.29) “Conseguir a mistura adequada entre os meios e a tecnologia que inclua o uso da sala de aula integrado num programa multimédia bem desenhado é a aproximação com maiores probabilidades de sucesso.”
 
A utilização desta metodologia apresenta inúmeras vantagens: permite e incentiva a autonomia dos alunos, a criatividade, a partilha de ideias, a possibilidade de controlar o tempo de trabalho, o acesso a uma informação alargada através do recurso à Internet,… no entanto algumas desvantagens devem ser tidas em conta, como por exemplo uma má organização do tempo, aliada a uma falta de maturidade e de responsabilidade, falta de conhecimentos tecnológicos para utilizar convenientemente os meios ao seu dispor, a falta de formação dos formadores. A falta de maturidade e a má gestão do tempo são uma realidade que obriga a um acompanhamento constante. Para este acompanhamento muito contribuem também os workshops que a escola frequentemente oferece a alunos e docentes, dentro das áreas de multimédia, áudio e vídeo, além de material adequado a alunos com deficiências visuais, auditivas, motoras,… através da adaptação de materiais pedagógicos; alguma realizada pelos próprios alunos nas aulas técnicas de multimédia, áudio e vídeo, com locução e legendas.


Referência Bibliográfica:

MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A., ALMEID, A.C. & LENCASTRE, J.A. (Orgs.) (2012). Capítulo 1 In Blended learning em Contexto Educativo: Perspectivas Teóricas e Práticas de Investigação. Santo Tirso: Defacto Editores.


 
           

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