Os ambientes virtuais de aprendizagem são uma metodologia muito interessante para utilizar na área que leciono. Utilizados como complemento ao ensino presencial, favorecem uma participação mais ativa e autónoma dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. A dinamização de um ambiente virtual de aprendizagem, a par de uma intervenção pedagógica, pressupõe um modelo sócio construtivista onde os alunos tem um papel cada vez mais ativo no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo
docente numa escola profissional, tenho a grande vantagem de encontrar ao meu
dispor todo o tipo de recursos tecnológicos necessários para a apresentação de
materiais pedagógicos, sob a forma de textos, áudios e vídeos. Neste sentido, uma metodologia de ensino da História, através da
articulação das atividades de sala de aula presencial com as realizadas online
é a que mais se adequa à realidade da minha escola. A utilização da plataforma
moodle é essencial neste processo, através da utilização de textos e vídeos, como material pedagógico comum a
todos os alunos, com o objetivo de os colocar perante um tema-problema, que
pode ser debatido e trabalhado de diferentes maneiras e através de um acompanhamento personalizado dos alunos, ajudando-os
na realização das suas tarefas, tirando dúvidas e alertando para algumas
questões, com o objetivo de incentivar o diálogo e promover uma aprendizagem
sistemática. A sensação de independência que adquirem através da utilização
desta metodologia é, também ela, um incentivo à dinamização do ensino da História da Cultura e das Artes. A
possibilidade de, em qualquer lugar e a qualquer hora poder ler, ouvir ou
visualizar um determinado tema e trabalhá-lo, com a segurança de que qualquer
dúvida poderá ser colocada através de correio eletrónico ou de fóruns criados
para o efeito, faz parte da autonomia no trabalho que deve ser uma constante
numa escola profissional. Os alunos terem acesso a computadores pessoais e à
Internet facilita a utilização deste método de ensino. No entanto, continuo a
considerar de extrema importância o método presencial, assim como José Aberto
Lencastre refere na conclusão do capítulo 1 (p.29) “Conseguir a mistura
adequada entre os meios e a tecnologia que inclua o uso da sala de aula
integrado num programa multimédia bem desenhado é a aproximação com maiores
probabilidades de sucesso.”
A utilização desta metodologia apresenta inúmeras vantagens: permite e incentiva a autonomia dos alunos, a criatividade, a partilha de
ideias, a possibilidade de controlar o tempo de trabalho, o acesso a uma
informação alargada através do recurso à Internet,… no entanto algumas
desvantagens devem ser tidas em conta, como por exemplo uma má organização do
tempo, aliada a uma falta de maturidade e de responsabilidade, falta de
conhecimentos tecnológicos para utilizar convenientemente os meios ao seu
dispor, a falta de formação dos formadores. A falta de maturidade e a má
gestão do tempo são uma realidade que obriga a um acompanhamento constante.
Para este acompanhamento muito contribuem também os workshops que a escola
frequentemente oferece a alunos e docentes, dentro das áreas de multimédia,
áudio e vídeo, além de material adequado a alunos com deficiências visuais,
auditivas, motoras,… através da adaptação de materiais pedagógicos; alguma
realizada pelos próprios alunos nas aulas técnicas de multimédia, áudio e
vídeo, com locução e legendas.
Referência Bibliográfica:
MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A., ALMEID, A.C. & LENCASTRE, J.A. (Orgs.) (2012). Capítulo 1 In Blended learning em Contexto Educativo: Perspectivas Teóricas e Práticas de Investigação. Santo Tirso: Defacto Editores.
Referência Bibliográfica:
MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A., ALMEID, A.C. & LENCASTRE, J.A. (Orgs.) (2012). Capítulo 1 In Blended learning em Contexto Educativo: Perspectivas Teóricas e Práticas de Investigação. Santo Tirso: Defacto Editores.
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